Atualização em 25 de outubro de 2022

Presidência

Foram consideradas todas as pesquisas divulgadas publicamente após o primeiro turno, incluindo algumas instituições que apresentam resultados bastante discrepantes quando comparadas com as demais (lista de empresas e resultados estão no final).






Considerando a média de todos os dados divulgados, Lula teria entre 51,6% e 53,2% (nível de confiança de 95%). Vale lembrar, entretanto, que: 
(a) Considerando todos os dados, a diferença a favor de Lula tem decrescido;
(b) As empresas Brasmarket e Verita apresentam dados incompatíveis com as demais; excluídas estas pesquisas, a média de Lula estaria entre 52,5% e 53,5% e a tendência de decrescimento praticamente desaparece;
(c) No primeiro turno, a diferença entre as previsões e o que ocorreu, fruto de abstenções ou de efeitos de última hora e que desfavoreceram a candidatura Lula, foi da ordem de 7% a 8%;
(d) Por enquanto, muitas cidades têm adotado transporte público gratuito. Caso isso seja mantido (há possibilidades de recursos judiciais contra a medida?), pessoas que não votaram por falta de dinheiro o farão, o que pode favorecer Lula, que tem grande vantagem nesse grupo.



Governo Paulista








Pesquisas para presidente
Pesquisa feitas pelas seguintesempresas: Atlas, Brasmarket, Datafolha, Futura, IPEC, IPESPE, MDA, Paraná, Poderdata, Quaest, Verita. Dados ta tabela abaixo.






Pesquisas para governador de SP
Pesquisas feitas pelas empresas
Datafolha, Paraná, Real time, Futura, Atlas, BigData, IPEC








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segundo turno Avaliação em 11 de outubro

Análise feita em 30 de agosto