Análise das pesquisas sobre preferencias eleitorais, eleição presidencial, feita em 26 de maio de 2022

 Análise dos dados de pesquisas eleitorais para presidente feitas após final de março de 2022


Quando uma pesquisa adota vários cenários (com exceção das pesquisas iniciais), é considerado apenas o cenário mais comum, no caso, com as candidaturas Lula, B, Ciro, Simone Tebet, Dória e Janones (aquelas que têm pelo menos 1% das preferências em todas as pesquisas). 
O dado mais recente no gráfico é do Datafolha, divulgado em 26/5, que não inclui Dória; a saída desse candidato exigirá um nova sistematização dos dados.



No gráfico são mostrados os resultados de pesquisas para os candidatos Lula e Bolsonaro realizadas após 1/4. A data considerada da pesquisa corresponde à data (média) de sua realização, não à data de sua divulgação.

Os dados não sugerem a existência de uma variação estatisticamente significativa na tendência do eleitorado quanto aos dois candidatos com maiores indicações. 
O dado divulgado em 26/5 pela Datafolha sugere fortemente um crescimento da candidatura Lula. Entretanto, é necessário esperar a confirmação disso, pois a margem de incerteza é real; não é possível descartar com segurança a hipótese de um efeito apenas aleatório.

Os dados sugerem que pode haver uma diferença entre as pesquisas feitas por telefone e presencialmente, como ocorreu com as pesquisas feitas nos meses de fevereiro e março: Lula parece ter uma maior quantidade de indicações nas pesquisas presenciais em relação àquelas feitas por telefone; situação inversa ocorre com o segundo colocado. As diferenças são da ordem de 1 a 1,5%.

As oscilações são explicadas apenas pelos efeitos já discutidos em outras postagens: flutuação estatística dos dados; diferenças nas metodologias adotadas pelas empresas de pesquisas; correlação estatística entre as preferências pelos dois candidatos.

Uma análise das causas e das características das oscilações das preferências eleitorais em pesquisa pode ser lida aqui.


Chances de Lula no primeiro turno

A figura abaixo mostra a porcentagem dos votos válidos a favor de Lula no primeiro turno.
Apesar do recente resultado bastante positivo para a candiudatura Lula, vale lembrar que uma pesquisa da Quaest divulgada no início de abril apresentava um resultado similar.






Sendo corretas as pesquisas, os dados indicam que, mantida a atual situação e supondo um cenário de estabilidade, Lula teria entre 47% e 49% dos votos válidos no primeiro turno (intervalo de confiança de 95%). 
Supondo uma tendência linearmente crescente favorável a Lula, ele teria, nesta data, entre 47% e 53% dos votos válidos (intervalo de 95% de nível de confiança).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segundo turno Avaliação em 11 de outubro

Atualização em 25 de outubro de 2022