Análise das pesquisas eleitorais feita em 24 junho

 

I – Lula versus b.

A figura mostra os resultados de pesquisas eleitorais feitas após 1/4/22 correspondentes às candidaturas Lula e b.



Os dados sugerem um ligeiro crescimento da candidatura Lula (ver item II). 

As pesquisas analisadas foram realizadas pelas seguintes empresas: DataFolha, FSB Pesquisa, GERP, Ideia, Ipespe, Paraná pesquisa, Poderdata, Quaest e Sensus

 

 

II – Vai ter segundo turno?

 

Os pontos da figura a seguir mostram o percentual de votos válidos em Lula segundo as pesquisas consideradas.

A linha vermelha corresponde ao ajuste de uma função que varia linearmente com o tempo; neste caso, teria havido um crescimento de 1 ponto percentual por mês, aproximadamente (o coeficiente angular da função ajustada é 0,035%/dia com desvio padrão 0,023).

A linha preta corresponde ao ajuste de uma constante. O resultado do ajuste foi 48,6% dos votos válidos (com desvio padrão 0,6%).

 


É impossível prever se haverá ou não dois turnos. Isso, não pelos resultados estatísticos, mas pelo fato que a campanha oficial ainda não começou e novas e significativas variações podem ocorrer.

 

III – Telefone versus presencial

As pesquisas por telefone tendem a indicar uma preferência menor por Lula do que as feitas presencialmente, como mostra o gráfico a seguir (votos válidos).



Na média de todas as pesquisas consideradas, Lula teria 50,6% dos votos válidos segundo as pesquisas presenciais e 47,6% segundo a pesquisas feitas por telefone

 

IV – Resultados de diferentes empresas

A figura a seguir mostra as preferências declaradas pela candidatura Lula em votos válidos. Cada símbolo corresponde a uma empresa diferente .

Não parece haver evidência de que uma empresa tenha um viés em relação às demais (além do viés telefone versus presencial citada no item III).



(Uma análise dos resultados divulgados pelas diferentes empresas confirma o resultado do item II: crescimento da ordem de 1 ponto percentual ao mês a favor da candidatura Lula no período.)

 

V – Preferência pela candidatura Ciro

A preferência pela candidatura Ciro é mostrada no gráfico a seguir. Não há nenhuma evidência de crescimento dessa candidatura ao longo do tempo. Ao contrário, os dados são mais consistentes com uma pequena queda das preferências ao longo do tempo do que com uma estabilidade.








 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segundo turno Avaliação em 11 de outubro

Atualização em 25 de outubro de 2022