Análise atualizada em 31 de agosto

Considerando os dados  divulgados até a manhã do dia 31/8, continua não havendo nenhuma diferença significativa em relação à análise anterior (de 30/8).


No gráfico são mostrados os resultados de pesquisas para os candidatos Lula e Bolsonaro. A data considerada da pesquisa corresponde à data de sua realização, não à data de sua divulgação.


Chances de Lula no primeiro turno

A figura abaixo mostra a porcentagem da preferência (votos válidos) pelo candidato Lula no primeiro turno.




Esses resultados continuam compatíveis com a a hipótese de uma estabilidade completa na preferência dos eleitores.

Sendo corretas as pesquisas, os dados indicam que, mantida a atual situação e supondo um cenário de estabilidade, é possível prever que Lula teria entre 46% e 49% dos votos válidos no primeiro turno.

Telefone versus presencial
Os dados continuam a sugerir que há uma diferença entre as pesquisas feitas por telefone e presencialmente. As presenciais apresentam resultados mais favoráveis a Lula e as por telefone, menos favoráveis. A diferença entre elas é da ordem de 3 pontos percentuais.

 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

Análise individual das agências

As figuras abaixo mostram os resultados de cada uma das 8 agências que divulgaram pelo menos dois resultados de pesquisas até o dia 31/8.
A abscissa indica o número de dias corridos desde 1/4 e a ordenada, o percentual de votos válidos do candidato Lula. As linhas são resultados de regressões lineares. O agência e o método (telefone ou presencial) aparecem nos cabeçalhos.



Na média, essas tendências sugerem uma redução na preferência por Lula da ordem de 0,3% ao mês (margem de incerteza de 0,2%).

Agências consideradas nas análises: Ipespe, Gerp, Quaest, Paraná pesquisa, Poderdata, Sensus, Ideia, FSB, DataFolha, Ipec

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segundo turno Avaliação em 11 de outubro

Atualização em 25 de outubro de 2022