Análise após o início da campanha Atualização 8/9

Após o início da campanha as opções pelas candidaturas de Ciro e Tebet começaram a crescer, coisa que não acontecia até então. Isso indica que está havendo uma alteração nas tendências do eleitorado, coisa que praticamente não havia ocorrido até meados de agosto.

Assim, é conveniente iniciar nova série de análises com os dados das pesquisas feitas após o início da campanha e para poder avaliar a intensidade dessas tendências.

A figura mostra as preferência pelas quatro principais candidaturas. 

A abscissa (ou eixo x ou eixo horizontal) inicia-se no dia 15 de agosto; o dia 2 de outubro corresponde ao valor 49 da abscissa. As linhas correspondem a regressões lineares (ou linhas de tendência).




Há, aparentemente, uma tendência de queda nas preferências por Lula e por b e um crescimento nas preferências por Ciro e Tebet. As opções nulo e branco (não mostradas na figura) também podem ter tido uma queda.

Na figura a seguir, a porcentagem de votos válidos de Lula no primeiro turno também sugere uma tendência de queda, indicando que, mantida essa situação, uma vitória no primeiro turno está descartada.

Por enquanto, é precipitado fazer uma estimativa para o que poderá ocorrer no dia da eleição, pois os efeitos observados podem ainda se intensificar ou se reduzir.

Os dados analisados correspondem a pesquisas feitas pelas seguintes agências após 14/8: MDA, DataFolha, Ipec, Ipespe, ParanáPesquisa, PoderData e Quaest.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segundo turno Avaliação em 11 de outubro

Atualização em 25 de outubro de 2022