Análise feita em 12 de setembro

 A figura mostra as preferência pelas quatro candidaturas com maiores preferências por parte do eleitorado considerando os resultados das pesquisas feitas desde o dia 15/8 e divulgadas até 12/9.

A abscissa (ou eixo x ou eixo horizontal) inicia-se no dia 15 de agosto e abrange um período de 30 dias. O dia 2 de outubro corresponde ao valor 49 da abscissa. As linhas correspondem a regressões lineares (ou linhas de tendência).

Há a confirmação de uma ligeira tendência de queda nas preferências por Lula e por b e um crescimento nas preferências por Ciro e Tebet, repetindo o observado nas análises anteriores e considerando as pesquisas feitas desde o dia 15/8. (As opções "nulo" e "branco" (não mostradas na figura) parecem ter tido uma queda.)

Na figura a seguir, a porcentagem de intenção de votos válidos em Lula no primeiro turno também sugere uma tendência de queda, indicando que, mantida essa situação, uma vitória no primeiro turno está praticamente descartada.

Por enquanto, é precipitado fazer uma estimativa para as votações desses quatro candidatos no dia da eleição, pois os efeitos observados podem mudar nas próximas semanas.


Redução da diferença entre Lula e b

As figuras a seguir mostram os resultados das preferências por Lula (em vermelho) e b (amarelo) segundo levantamentos feitos pelas diferentes empresas.















Os dados analisados correspondem a pesquisas feitas pelas seguintes agências após 14/8: MDA, DataFolha, Ipec, Ipespe, ParanáPesquisa, PoderData, Quaest, Ideia, FSB


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segundo turno Avaliação em 11 de outubro

Atualização em 25 de outubro de 2022