Análise feita em 16/9

A figura abaixo mostra os resultados das preferencias pelos quatro principais candidatos levantadas em pesquisas feitas desde 15 de agosto por 11 agências (lista ao final).

O eixo horizontal é medido em dias corridos após 14 de agosto, acabando no dia 2 de outubro. As linhas correspondem a regressões lineares feitas com base na totalidade dos resultados.

Os dados sugerem uma pequena queda nas preferências pela candidatura Lula, perto de 1% ao mês. As  candidaturas b e Ciro estão em uma situação praticamente estável ou apresentam um a pequeníssima queda. A candidatura Tebet mostra uma subida da ordem de 2 a 3% ao mês.

Mantidas as tendências observadas desde 15 de agosto quanto ao comportamento do eleitorado e supondo que os resultados das pesquisas não sejam tendenciosas, podemos estimar a votação de Lula no dia 2 de outubro entre 39,5 e 44,5% dos votos. O candidato b deverá ter entre 31,5 e 37% dos votos. (Os intervalos correspondem a 95% do nível de confiança.)

Considerando os votos válidos, Lula deverá tr entre 42,8 e 48,5%.

No que seguem, aparecem os resultados das várias agências que fizeram pelo menos duas pesquisas desde 15 de agosto. As linhas correspondem a regressões lineares. É notável a grande inconsistência entre os resultados obtidos.












Os dados analisados correspondem a pesquisas feitas pelas seguintes agências após 14/8: MDA, Gerp,  Datafolha, Ipec, Ipespe, ParanáPesquisa, PoderData, Quaest, Sensus, Ideia, FSB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segundo turno Avaliação em 11 de outubro

Atualização em 25 de outubro de 2022